sábado, 31 de março de 2007

O caos aéreo e a inevitável CPI

Por mais que todos do governo tentem barrar a instauração de uma CPI, para apurar o caos aéreo que se instalou no Brasil há seis meses, os fatos jogam no sentido contrário. No dia de ontem, o completo caos, que culminou com a greve dos controladores de vôo e a consequente paralização total dos aeroportos do país, deu o estofo político necessário à CPI. É preciso que se esclareça de forma contunde o que está acontecendo no controle aéreo brasileiro. Nos aviões viajam vidas, vidas estas que, de acordo com os controladores, correm riscos. Eles afirmam não confiar nos equipamentos que operam. Vivenciamos estarrecidos o caos que interfere diretamente na vida de milhares de brasileiros. Para a provável CPI, agora aditivada pela indignação de milhares de brasileiros, o mais construtivo seria seguir o caminho da elucidação de problemas e da sugestão de soluções plausíveis, deixando arroubos midiáticos de lado. Para a sociedade seria o mais benéfico.

sexta-feira, 30 de março de 2007

A TV chapa branca e o projeto de poder

Por mais que o presidente Luís Inácio Lula da Silva tente dissimular o principal objetivo da criação da TV pública de alcance nacional, está claro que em breve será parida a TV oficial de propaganda nacional. Teremos um modelo de comunicação anti-democrático, em que serão enaltecidos os feitos do governo, e minimizados os constantes descalabros cometidos por este mesmo governo, principalmente, no que tange ao relacionamento direto com os outros poderes da república. Temos que ficar atentos. Esse novo canal de comunicação criado pelo governo Lula poderá ser um passo decisivo para criar no imaginário popular a necessidade de que o atual presidente deva permanecer no poder. Depois, o próximo passo poderá ser a convocação de um referendo popular pela re-reeleição. E por isso até mesmo os petistas estão colocando as barbas de molho. Deu entrada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do senado, há poucos dias, um projeto do senador Eduardo Suplicy que regulamenta as figuras do plebiscito e do referendo. De forma discreta, o texto do projeto prevê que, mesmo aprovado pelo congresso, a re-releição terá que ser submetida a referendo popular. Pelo jeito, Lula está passos a frente dos companheiros petistas. Com a criação da TV estatal já terá embebedado o povo com suas façanhas populistas, driblando assim o pequeno obstáculo, colocado no meio do caminho pelo senador, e chegando à sua meta de longa permanência ao lado do pote de ouro.

quinta-feira, 29 de março de 2007

"Reforma", a palavra que ninguém diz

Em discurso nesta quinta-feira, na posse de novos cinco ministros, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que a Previdência brasileira precisará "ser consertada". Lula evitou de todas as maneiras o uso da palavra reforma ao falar de prováveis mudanças na Previdência. Para os presentes ao encontro ficou claro, pela fala do presidente, que haverá realmente mudanças. O indicativo mais forte dessa possibilidade aconteceu quando Lula afirmou que preferiu empossar Lupi no Ministério do Trabalho, quando o nome do pedetista era o mais cotado para assumir a pasta da Previdência, por conhecer o pensamento do PDT e por assim saber que seria complicado cobrar do pedetista medidas que sofreriam resistência por parte do partido do novo ministro.

Não dá para não comentar...

Gente! Pelamordedeus! Nem passou tanto tempo desde a eleição assim que desse para os mais desavisados esquecerem o que o então candidato e atual presidente do PDT Lupi dizia sobre o presidente Lula, os mensaleiros, os sanguessugas e afins... Hoje, lendo suas declarações à imprensa depois de empossado Ministro do Trabalho fiquei arrepiada...
"Terei de abrir espaço para dar cargos ao PDT" - xiiii, que nome terá isso no dicionário pedetista? E só para lembrar: no ano passado, Lupi, era um dos mais aguerridos adversários do governo Lula, contra quem promovia atos pela moralização e ética na política. O que mudou? Garanto que não foi o Lula.

quarta-feira, 28 de março de 2007

TSE aponta tendência para reforma política

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respondendo a uma consulta do PFL, decidiu que o mandato de parlamentar pertence ao partido que o elegeu e não ao próprio parlamentar. Segundo o TSE, os partídos políticos que perderam parlamentares, eleitos pelo sistema proporcional, têm o direito de ficar com a vaga caso integrantes da legenda decidam trocar de partido no exercício do mandato. A pontual decisão do tribunal ao menos parece trilhar um caminho que pode ser seguido para uma futura reforma política. O fortalecimento dos partidos políticos, com a redução do troca troca de legendas, fortaleceria o sistema político por reduzir a chance de barganhas com os mandatos.

O preconceito racial de uma ministra

A declaração da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, afirmando que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco", é inaceitável para uma pessoa que ocupa um dos altos cargos da república. Como pode um profissional em tal posição apresentar um nível de raciocínio tão rasteiro. Tais declarações, queira ou não queira a ministra, soam como incitação ao racismo. Deplorável. Os seres humanos devem ser tratados da mesma forma, independente de raça. Não existe dúvida quanto a isso. Ao menos para os seres humanos, de bom senso e um mínimo de visão do mundo, não têm dúvidas quanto a isso. Não é o caso da ministra. Como uma frase dessa ainda passa pela cabeça de alguém?

Violência é o que mais preocupa

Os constantes casos de violência que têm se verificado por todo o país fazem com que o brasileiro mude a percepção que têm sobre o cotidiano. Uma pesquisa divulgada, recentemente, mostra que para 31% dos brasileiros a falta de segurança é um problema mais grave do que o desemprego, apontado como a principal preocupação por 22% dos entrevistados. E essa constatação faz com que a população culpe todas as eferas do poder executivo pelo problema. Na segurança, todos pagam o pato. Governos federal, estadual e municipal. Estão certos os brasileiros. A falta de segurança deve ser mesmo um dever de todos, as diversas esferas devem trabalhar em conjunto para solucionar esse entrave ao país que é a eterna sensação de segurança. E que prestem atenção às pesquisas os governantes. Os dados mostram que a alta da violência como preocupação pressiona para baixo os níveis de popularidade daqueles que estão no poder.

Fim do passe livre é retrocesso

Avalio que seria um absurdo a retirada do passe livre de idosos, estudantes da rede pública, deficientes físicos e portadores de doenças crônicas. Mas, ao que parece, as autoridades estão vendo a situação por outro ângulo. Na última quinta-feira, 22/03, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julgou ser inconstitucional a lei municipal 3.176/2000 que, até então, garantia o passe livre. A sentença do Tribunal de Justiça atende a uma ação movida pela Fetranspor e beneficia 47 empresas de ônibus. Os desembargadores do órgão julgaram que o município não apontou a fonte de custeio das gratuidade. Os empresários juram de pés de junto que não questionam as gratuidades e dizem que não vão suspendê-las por agora, mas afirmam que precisam saber quem vai pagar a conta das passagens gratuitas. O prefeito Cesar Maia, por sua vez, diz que no preço das passagens já está prevista a margem da gratuidade. Será que no final das contas vai estourar do lado mais fraco? Parece até roteiro de filme repetido.

quinta-feira, 22 de março de 2007

22 de março, Dia Mundial da Água

Foi com muito espanto que ao ler os jornais de maior circulação do Rio de Janeiro hoje constatei que nenhum deles enfatizava na capa a data que hoje o mundo comemora, 22 de março, Dia Mundial da Água. Tenho certeza que ainda vamos ouvir falar muito desta data nos próximos anos, pois cada vez mais teremos sérios problemas relacionados aos recursos hídricos. Muitos dos jornais trouxeram apenas registros desta data. E fizeram mal. Só aqui no Brasil 20% de toda a população não têm acesso à água. É um número alarmante. De cada dez brasileiros, dois não têm acesso à água. As previsões mostram que com a continuade do ritmo de crescimento da economia mundial nos atuais patamares nos levará a ter no mundo 4 bilhões de pessoas sem acesso à água no ano de 2025. Devemos pensar nisso agora. Por isso, 22 de Março, Dia Internacional da Água, é uma data fundamental.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Saudação a todos

Olá a todos,
vou usar este espaço para expressar minha opinião a cerca de fatos políticos da nossa cidade, do nosso estado, do nosso País, e também sobre fatos internacionais. Além disso, comentarei aqui também assuntos relacionados ao nosso cotidiano.