sexta-feira, 29 de junho de 2007

Dia Municipal da Longevidade Saudável

Foi sancionada pelo prefeito Cesar Maia e publicado no D.O Rio, lei de nº 4.530/07, de minha autoria, que institui o Dia Municipal da Longevidade Saudável e estabelece a sua comemoração no dia 14 de setembro. A data constará no Calendário Oficial de do Município. Tenho a convicção de que com essa lei criamos um marco. Agora, ano após ano, no dia 14 de setembro teremos inúmeras atividades e discussões relacionadas a questão da longevidade. Essa é a importância fundamental das datas oficiais.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

PTB Mulher se fortalece cada vez mais

Realizamos em Brasília, no dia de ontem, uma rica reunião do PTB Mulher. Representantes femininas do trabalhismo brasileiro estiveram reunidas, na sede do PTB Nacional, para que juntas e de forma democrática possamos continuar a construir um movimento de efetiva participação em nosso partido. Nosso presidente, Roberto Jefferson, fez um discurso de total apoio a todas as mulheres e ao nosso movimento. Participaram da reunião em Brasília Marli Iglesias, do Rio Grande do Sul, Rita Leite, do Piauí, Tânia Reckziegel, do Rio Grande do Sul, Marília Vivacqua, do Espírito Santo, Sandra Silveira, do Rio Grande do Sul, Vera Gorgulho, do Rio de Janeiro, Ariane Pereira, da Bahia, Janete Coelho e Ana Cléia Dourado. Mais detalhes deste encontro no endereço www.ptb.org.br

terça-feira, 26 de junho de 2007

Drogas: consumo aumenta no Brasil

Um dos atributos do governo federal que seria a repressão da entrada de drogas por nossas fronteiras mostra-se mais que ineficiente. Contrariando uma tendência mundial, que aponta no sentido de estabilzação do número de usuários, o consumo de drogas aumentou no Brasil nos últimos anos. Além disso, nosso país também se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana para os principais mercados consumidores. Estas conclusões estão em um relatório do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Drogas e Crime, divulgado nesta terça-feira. O quadro é preocupante ao passo que demonstra que a tanto a repressão à entrada de drogas no país, quanto a implementação de políticas que tratem o vício das drogas como uma questão de saúde pública.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

PTB é forte no Rio de Janeiro

Uma pesquisa do Instituo GPP mostra que no estado do Rio de Janeiro o PTB está entre os partidos políticos preferidos da população. Nós, petebisas, temos 5% da preferência no Rio. É um indicativo que não pode ser desprezado, pois estamos à frente de partidos também fortes como o PSDB e DEM, e logo atrás de PT, PMDB e PV. Como presidente do PTB no Rio, sinto orgulho desta nossa marca.

sábado, 23 de junho de 2007

O fortalecimento do PTB Mulher

Como presidente nacional do PTB Mulher, irei realizar na próxima quarta-feira, 27 de junho, reunião extraordinária para definirmos em conjunto a composição de cargos do Diretório Nacional do PTB mulher. Discutiremos também na definição do tema de campanha do PTB Mulher para o biênio 2007/2008. O slogan que será levado à apreciação dos participantes da reunião é: “Mulher vota em Mulher”. Outro tema de destaque durante nosso encontro será a reforma política e o papel que deveremos desempenhar, dentro e fora de nosso partido, para garantirmos espaço na política para nós mulheres.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

O caos aéreo, os deboches e os descontroles

No meio do novo epsódio da novela "Caos aéreo" fica a pergunta no ar: foi a melhor estratégia do governo enterrar a CPI do Apagão Aéreo? Não teria sido mais sensato ter aberto a CPI e ao mesmo tempo ter se implementado medidas para reduzir os problemas que páram os aeroportos brasileiros de forma intermitente? Ouvir de autoridades governistas, que o caos nos aeroportos é fruto do crescimento econômico do nosso país é uma afronta direta. Pior - usando a mesma analogia dos integrantes dos altos escalões do governo - é broxante. A verdade é que do jeito que está não dá para relaxar e tampouco gozar.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

China é o maior emissor de CO2 do mundo

Nosso planeta corre mais riscos a cada dia. A constatação dos jornais de hoje de que a China ultrapassou os EUA passando a ser o maior emissor de CO2 da Terra, indica que vivemos um momento delicado no sentido de concretizar a intenção mundial de maior preservação do meio ambiente. Na China não existe nenhum tipo de política sustentável. E mais, o governo chinês não acrdita ser a proteção ambiental um dos seus deveres. É um risco a mais na conjuntura nem tão favorável à políticas mundiais de preservação ambiental.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Copacabana, princesinha do mar

No dia de hoje, diversos veículos de mídia nos trazem a notícia de que a praia de Copacabana foi escolhida, por um site americano de entretenimento, a praia mais bonita de todo o mundo. A princesinha do mar deixou na poeira praias como a de Cancún, no México e Waikiki, no Hawaí. Os americanos afirmaram que as curvas de Copacabana são insuperáveis. Os gringos sabem o que dizem. Mas têm o olhar distanciados e assim evitam as mazelas do entorno de toda a orla de Copacabana. Pela praia temos as mais variadas sorte de irregularidades.Vendedores ambulantes não credenciados, moradores de rua, calçadas mal conservadas, línguas negras, sujeira e prostituição. Na praia de Copacabana, infelizmente, apesar dos elogios dos gringos, também verificamos o caos urbano que toma nossa cidade de assalto.

terça-feira, 19 de junho de 2007

A desordem urbana na Cinelândia

Ao que parece o descaso do prefeito Cesar Maia com o centro da cidade não tem fim. A quantidade de moradores de rua na Cinelândia chegou a um ponto insuportável. São cerca de trinta moradores de rua, que passam o dia usando drogas e importunando os pedestres nas imediações da Câmara dos Vereadores. Fazem do monumento erguido em homenagem a Marechal Floriano sua residência. Ali se alimentam, dormem, secam roupas e fazem suas necessiaddes fisiológicas. O cenário é desolador.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Plano Diretor da cidade é discutido na Câmara dos Vereadores

A Câmara Municipal do Rio foi palco, no dia de hoje, de um rico debate para a análise do Plano Diretor do Rio de Janeiro. Vale a gente lembrar que o Plano Diretor, apesar de parecer um realidade distante de toda a população, será a diretriz principal do crescimento urbano de nossa cidade e terá forte influência sobre o dia-a-dia dos cariocas. Hoje, em nossa cidade, sabemos de locais onde a civilidade deu lugar ao vale-tudo, causando transtornos a todos. O abandono é evidente por conta, principalmente, da omissão da Prefeitura. Prefeitura essa, que dificultou de todas as formas o envio do Plano Diretor para a Câmara, criando toda a sorte de dificuldades, como a evitar que tal plano pudesse ser analisado pelos vereadores de forma clara. Devido a esse impasse resolvi colaborar de alguma forma. Trouxe profissionais de São Paulo, que participaram da elaboração do plano diretor daquela cidade,que esclareceram diversas questões levantadas pelos presentes a solenidade. Não podemos nos omitir.

sábado, 16 de junho de 2007

PTB Mulher terá participação de homens em seu diretório

Recentemente, abordei aqui a importância da mulher brigar por seu espaço nos círculos políticos. Visando esse objetivo, sugeri no PTB Mulher uma medida inovadora e que fortalecerá esse braço do PTB. Acredito que um dos caminhos para essa maior representatividade é a inserção dos líderes partidários homens neste movimento. Para isso sugeri que o diretório nacional do PTB Mulher tenha 30% de sua composição de homens. Essa iniciativa foi bem recebida pelos homens do partido. Já se dispuseram a participar do diretório os deputados federais Jovair Antunes, líder do PTB na Câmara dos Deputados, Ricardo Izar e Frank Aguiar. Meu pai, presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, também topou o desafio. Tenho certeza de que o maior envolvimento dos quadros partidários no PTB Mulher irá valorizar o nosso PTB Mulher.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Hoje, dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data que merece de todos nós um pouco de nossa atenção e de nossa reflexão. Com esse objetivo promovi, em parceria com a ONG Rio Solidário, uma representativa Audiência Pública para discutir o tema, no plenário da Câmara dos Vereadores. Foram abordados desde a questão da agressão física contra o idoso, até outras formas de violência, como a apropriação dos benefícios recebidos pelos idosos, a questão dos maus tratos nos transportes urbanos e o descaso com a saúde do idoso na rede pública.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Roberto Jefferson, meu pai, feliz aniversário

Ícone maior da resistência democrática contra a ditadura pseudosocialistas e acima de tudo pai zeloso e adorado: muita saúde, muita força, muita felicidade nessa data que é tão importante e tão marcante em nossas vidas. Feliz aniversário.
Sua filha,
Cris.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Reforma política é um desafio para as mulheres

Na reforma política, a ser votada no Congresso Nacional, as mulheres devem ficar atentas para não perderem representatividade no cenário político brasileiro. A possibilidade de se aprovar o sistema de listas fechadas – em que passará a valer o voto na legenda partidária e não diretamente no candidato, com a ordem de nomes nas listas definidas pelos próprios partidos – pode ser uma ameaça à maior participação das mulheres na política.
Precisamos estabelecer um sistema de paridade de gêneros neste sistema de listas, caso seja aprovado. Isso seria o mais justo. Ou, no mínimo, temos que exigir que a cada dois homens da lista seja colocada uma mulher. Seria, ao menos, a manutenção da cota de 30% de mulheres, vigente atualmente. Independente do resultado da votação da reforma, a maior participação feminina na política está diretamente ligada ao acesso aos processos decisórios nos partidos.
As mulheres devem ter espaço em diretórios e executivas. Somente dessa forma as reivindicações poderão ser ouvidas. Além disso, é preciso atacar na base e incentivar a formação de lideranças femininas, seja em associações de moradores ou em movimentos sociais.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, em parceria com a ONG Rio Solidário, celebrarei o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, realizando uma Audiência Pública para discutir o tema, no plenário da Câmara dos Vereadores, a partir das 15h. Serão abordados desde a questão da agressão física contra o idoso, até outras formas de violência, como a apropriação dos benefícios recebidos pelos idosos, a questão dos maus tratos nos transportes urbanos e o descaso com a saúde do idoso na rede pública. Essa data é mais do que representativa para se discutir o tema. Sabemos de casos de pessoas agredidas física e psicologicamente pela própria família. É preciso debater e para isso estarão presentes à solenidade diversas autoridades no assunto, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

CPI da Desordem Urbana: contamos com você

A Câmara Municipal do Rio tem sido palco, nas últimas semanas, de um debate de forte influência sobre o dia-a-dia do carioca. Trata-se da CPI da Desordem Urbana, que visa apurar as razões do caos que impera em praticamente todos os bairros da cidade. Locais onde a civilidade deu lugar ao vale-tudo, causando transtornos a todos nós, que amamos a cidade. O abandono é evidente por conta, principalmente, da omissão da Prefeitura. Parece que seu máximo representante, o prefeito Cesar Maia, vem trocando as responsabilidades administrativas pela prática populista e demagógica do marketing pessoal em seu "ex-blog", uma espécie de diário que ele mantém na internet para dar "pitacos" virtuais sobre os mais inócuos e desnecessários assuntos nacionais. Por isso, eu peço a sua participação nesta luta da Câmara dos Vereadores, no sentido de somar o máximo de denúncias sobre o que aflige seu bairro, sua rua, enfim, sua região. Pois, só assim, poderemos denunciar ao Ministério Público e cobrar do prefeito uma solução para os problemas mais imediatos que nos atingem diariamente.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Somos todos iguais perantes à lei. Será?

Só algumas dúvidas em relação a Operação Xeque-Mate da Polícia Federal. Algum outro irmão de investigado nesta operação foi avisado de que haveria busca na casa de seu parente? Só o presidente Lula foi avisado de que a casa de seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, seria vasculhada? Mas não somos todos iguais perante à lei? Porque então este privilégio?

terça-feira, 5 de junho de 2007

Dia Mundial do Meio Ambiente, data para a nossa reflexão

Na gravação de hoje do programa nacional do PTB enfatizamos a preocupação de nosso partido com a questão ambiental. A data, até por coincidência, é simbólica, com a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa bandeira, defendida por mim e por meus correliginários, é de primordial importância nesse momento em que nosso país busca alternativas de crescimento. No entanto tal incremento na economia não pode se dar de forma irresponsável, é necessário que estarmos atentos para a questão da sustentabilidade de nosso planeta. Consciência ambiental é um dever de todos os nós. As futuras gerações agradecerão o nosso mínimo de responsabilidade.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Hoje, matamos o planeta três vezes mais rápido que nos anos 90

Que nos dias de hoje vivemos um processo cada vez mais acelerado de degradação ambiental todos já sabemos. Mas ainda assim, os números que vez por outra são divulgados ainda deixam estarrecidos todos os que possuem o mínimo de preocupação com o meio ambiente. Uma pesquisa divulgada, nesta segunda-feira, pelo jornal inglês Independent é de assustar. Os números mostram que a velocidade de aumento das emissões de dióxido de carbono está três vezes maior que o registrado na década de 90. A taxa é maior que o pior dos cenários projetados este ano nos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês). As taxas de emissões de dióxido de carbono estão aumentando nesta década ao passo de 3% ao ano, enquanto nos anos 90 essa velocidade ficava em torno de 1,1%. A pesquisa mostra ainda que 75% do aumento das emissões são provenientes de países em desenvolvimento, com destaque negativo para a China, que apresenta crescente ritmo de emissão de dióxido de carbono. Isso evidência que a corrida em busca do desenvolvimento econômico não pode ser feita de maneira irresponsável e a qualquer preço, como faz o atual modelo chinês, que busca o maior lucro possível sem a preocupação ambiental. Não podemos ficar a mercê de modelos imperialistas como o chinês que olha somente para o próprio umbigo, e diga-se de passagem de forma pouco inteligente. De que adiantará ser o primeiro país da economia mundial a um dia do fim do planeta?

sexta-feira, 1 de junho de 2007

É preciso responder a Hugo Chávez

Faço minhas as palavras de meu pai, Roberto Jefferson, publicadas hoje em seu blog com relação às declarações de Hugo Chávez a respeito do senado brasileiro. Realmente, a partir de agora, após o ataque chavista às instituições republicanas do Brasil, nosso presidente não poderá mais dizer, como de costume, que não sabia de nada.
"Agora, fala! O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, definitivamente perdeu o senso do ridículo - e do juízo. Ao atacar levianamente o Senado brasileiro, que nada mais fez que defender a liberdade de expressão no nosso continente, cumprindo o que exige o compromisso democrático dos verdadeiros republicanos, Chávez mostra, mais uma vez, a cara do ditadorzinho que realmente é.Até aí, mais do mesmo, pensarão alguns. O problema é que, até agora, Lula havia dito que não interferiria em um assunto que é de foro interno do país vizinho, a cassação da concessão da RCTV. Mas quando uma instituição nacional é atacada publicamente, não tem jeito: o Presidente vai ter que tomar as dores da nossa República, que tanto tem ajudado a desmerecer com seu descaso e sua assombrosa capacidade de ser o último a saber de tudo.
E aí, Lula, vai dizer o quê?"