terça-feira, 28 de agosto de 2007

O aumento das dívidas das famílias brasileiras

Vivemos em um país em que cada vez mais é acessível para qualquer cidadão o crédito. Temos o crédito em facilidade, algo, sim, necessário, mas em contrapartida não temos uma base educada para esse tomada de crédito. Temos é verdade, a democratização do consumo, porém esta é desgorvenada, sem rumo e por essa essência torna-se aprisionadora da sociedade que encontra como novidade o consumo. O instituto Fernand Braudel, publicou recentemente a informação de que 45% das famílias brasileiras estão endividadas, com a divída em média no valor de R$ 982, equivalente a 86% da renda média das famílias. É o que podemos chamar de tragédia anunciada. Não duvidem que temos no cenário algo que pode ser chamado de "contigenciamento da inadimplência". Em breve, isso virá à tona. As dívidas crescerão, mas a capacidade de pagamento das famílias estará caminhando em sentido oposto.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Carga tributária impiedosa, serviços imprestáveis

Carga tributária bate recorde mais uma vez. É triste constatar esse fato estampado nas páginas dos jornais todos os anos. A carga tributária barasileira é de quase 35% do nosso PIB. Ainda mais estarrecedor é constatar que nada do que deveria ser feito com esse dinheiro sai de fato do papel. Temos uma carga tributária de país escandinavo e serviços de terceiro mundo. Até quando?

terça-feira, 21 de agosto de 2007

A Unati pede socorro; senhor governador!

A Unati - Universidade Aberta da Terceira Idade, que oferece diversos cursos gratuitos para a terceira idade no Rio de Janeiro, completa nesta terça-feira, dia 22, 14 anos de existência. Mas a data que deveria ser somente repleta de alegrias, refletirá também a tristeza de alunos e profissionais que lá trabalham. O repasse de verbas do governo do estado para a Unati está minguando mês a mês, e pelos corredores da Uerj, já se ouvem até mesmo boatos de que os idosos poderão ficar órfãos da Universidade, especialmente destinada a eles. Uma tristeza. Uma lástima. Estarei ao lado deles, na luta para que o governador olhe com mais carinho para esta instituição e acerte esta situação. A Unati merece.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O jogo de palavras e a empulhação de Lula

Não posso deixar passar sem comentários a desfassatez do presidente Lula em comentar o que ele chama de bolsa doutor. Nosso presidnete tenta criar uma rivalidade de classes. Afirma aos mais pobres que a chamada "elite" - na avaliação dele aqueles mais informados são a elite - critica o bolsa família por não querer a ascensão social destes. E diz que ninguém critíca as bolsas de estudo concedidas aos doutorandos brasileiros que estudam no exteriror. Coisa de pateta. Presidente, lembre-se. Os que saem do país em busca de conhecimento, devolvem ao país o que recebem com qualificação profissional. Já aqueles que apenas recebem o bolsa família, infelizmente, não sabem que têm as pernas presas e apenas se mantém anestesiados, sem a mímina oportunidade de poderem caminhar por si só.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Entrevista com meu pai, Roberto Jefferson


Entrevisto nesta terça-feira, dia 14, e também no dia 21, próxima terça-feira, em meu programa Rio no Coração, às 12h30 na TVJB, meu pai, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. O programa está imperdível. Faremos uma análise de todo o atual contexto político do Brasil e também da crise aérea e tudo que ela acarreta atualmente para o Brasil. Confira abaixo alguns dos comentários de Roberto Jefferson feitos durante o programa.


Frases Roberto Jefferson - Programa Rio No Coração

SOBRE A OPOSIÇÃO
"Não há oposição por política no Brasil. Está todo mundo com a viola no saco. O Lula alugou o Congresso."

SOBRE AS VAIAS A LULA
"Lulinha, se eu estivesse no Maracanã, eu te vaiava também. Uhuhuhuhuh!"

SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM TERCEIRO MANDATO DE LULA
"O Lula passou do momento de dar o golpe. Vai ficar só nessa conversa safada de que querem dar o golpe."

SOBRE A POSSIBILIDADE DE CENSURAR A IMPRENSA
"Ele vai tentar calar a imprensa. Mandar um projetinho pro Congresso. Mas mesmo com o Congresso de joelhos, eu não acredito que eles vão dar a cabeça da imprensa para ele."

SOBRE O USO POLÍTICO DA POLÍCIA FEDERAL

"´Triste é o país em que os heróis são os delegados de polícia e os procuradores da República."

SOBRE O ARGUMENTO PREFERIDO DO PRESIDENTE LULA: "EU NÃO SABIA"
"Oh lulinha, o que você tá fazendo aí? Você não sabe de nada! Oh Barbudinho, o que você tá fazendo aí?"

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Eles realmente metem a mão!


Quem ousa ter conexão à internet por banda larga paga uma grana preta de imposto. A banda larga no Brasil é mais sobretaxada que cigarro e bebida. Pode chegar a 63%, em alguns estados, do preço cobrado ao consumidor. Deve ser essa uma artimanha para se restringir o acesso a qualquer tipo de informação. Haja imposto! Haja arrecadação!

sábado, 4 de agosto de 2007

Eu não sabia que dessa vez eu sabia


Não colou dessa vez a velha desculpa do presidente Lula de que ele não sabia novamente de um grave problema do país. Na quarta-feira, Lula afirmou, em reunião no planalto, que foi surpreendido pela crise aérea. Argumentou que em cinco campanhas eleitorais das quais participou o tema nunca havia entrado em pauta. Foi desmentido pela imprensa. Em 7 de janeiro de 2002, Lula assinou artigo, publicado na Gazeta Mercantil, "Morte anunciada do transporte aéreo". E agora? Vai um óleo de peróba aí companheiro?

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Falta de infra-estrutura mata cada vez mais brasileiros


O atual cenário do caos na aviação brasileira teve reflexo imediato e direto, como previsto, em outro ponto falho da mal planejada infra-estrutura brasileira: as estradas. Foi para lá que fugiu grande parte da população que esperava andar de avião, mas que se viu obrigada a contentar-se mesmo com carros e ônibus. Como todos sabemos, as estradas de nosso país estão em estado precário, e a combinação do maior fluxo de veículos com os buracos das estradas teve o pior dos desfechos: maior número de mortes nas estradas federais no mês de julho deste ano em relação a 2006. Houve crescimento do número de mortes na ordem de 15,49%. Triste constatar que a falta de planejamento do atual governo mata cada vez mais brasileiros.