sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Dia Nacional do Idoso, uma data para se comemorar e pensar

Neste dia 27 de setembro, comemoramos o Dia Nacional do Idoso. A data serve para uma profunda reflexão por parte da sociedade sobre a real condição dos idosos no nosso país. A cada ano que passa, a parcela da população brasileira acima de 60 anos cresce aceleradamente e de forma constante. Verifica-se, pois, uma nova realidade. Mas eu pergunto: estamos nos preparando adequadamente para esta transformação? Infelizmente, como presidente da Comissão do Idoso da Câmara Muncipal do Rio, lamento constatar que não. Faltam serviços essenciais para o idoso. Falta educação da população em geral para conviver com estas pessoas. E mais, falta prevenção no que diz respeito à saúde, para garatir que os idosos cheguem à terceira idade sem ter que somente tratar suas doenças, mas sim viver sem que essas doenças apareçam. É responsabilidade do poder público desenvolver políticas que visem à solução destas questões. Temos que nos preparar para o dia em que o número de indivíduos jovens será igual ou, até mesmo, menor que o de idosos no Brasil - o que já é uma realidade em muitos países desenvolvidos. É o que sempre digo: o futuro não é a infância, e sim a velhice.

Bastidores do programa Rio no Coração

Amigos internautas e telespectadores do meu programa Rio no Coração, você pode conferir cenas que não vão ao ar, dos bastidores das nossas gravações de matérias e das entrevistas no estúdio. É só clicar neste link http://br.youtube.com/watch?v=z7PgE1jjIB4 ou então acessar o http://www.youtube.com.br/ e procurar por Cristiane Brasil ou por Rio no Coração. Confira os vídeos e deixe seus comentários.

sábado, 22 de setembro de 2007

Destroçando o futuro ensinando inverdades

Artigo publicado pelo jornalista Ali Kamel, O Globo, no início desta semana, evidência, de forma ainda mais contundente, a manipulação do ensino às crianças brasileiras nas escolas deste país, a cartilha distribuída pelo MEC, intítulada "Nova História Crítica" é um abuso a inteligência de qualquer brasileiro. Uma apologia aos ideias socialista. É a mesma tática de Chávez na Venezuela. O caminho que está traçado para o nosso futuro está sendo mal traçado em nosso presente pelo atual governo.

sábado, 15 de setembro de 2007

Dia Municipal da Longevidade Saudável III


Para encerrar as comemorações pelo Dia Municipal da Longevidade Saudável, eu visitei alunos do curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco, em Realengo. Dessa vez, quis ouvir um pouco dos jovens como eles vêem o envelhicimento e saber se eles estão se preparando para o futuro. Aproveitei para contar para eles um pouco da minha experiência de trabalho com a terceira idade. Eu tenho certeza de que, a partir de agora, o município do Rio, primeiro do Brasil em número de idosos, terá um estímulo maior para se equipar com o objetivo de atender de forma eficiente essa parcela da população, a qual - acredito - todos nós pretendemos chegar.

Dia Municipal da Longevidade Saudável II


Nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro viveu o primeiro Dia da Longevidade Saudável, instituído no município por meio de uma lei de minha autoria. Para celebrar a data, a Comissão do Idoso, da Câmara de Vereadores, da qual sou presidente, realizou diversos eventos, com o objetivo de conscientizar a população carioca sobre a importância de começarmos a enxergar o envelhicimento como um processo que pode ser vivido com qualidade e, principalmente, sem sofrimento, ou seja, de forma totalmente saudável. Foi uma oportunidade única, porque eu pude estar em contato com centenas de idosos, lá mesmo, na Câmara, para ouvir deles como eles estão passando por essa etapa da vida e discutir com eles os problemas e dificuldades que eles enfretam no município do Rio. Eu promovi uma audiência pública informativa, para que os idosos pudessem conhecer profissionais gabaritados e ouvir deles dicas para viver plenamente a terceira idade.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Dia Municipal da Longevidade Saudável

Nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, a Comissão do Idoso, da Câmara Municipal do Rio, vai promover uma série de eventos para celebrar o primeiro Dia Municipal da Longevidade Saudável. Criei esta data, por meio da lei nº 4530/07 que instituiu-a no calendário oficial do município do Rio, com o objetivo enfatizar a importância da preparação de toda a sociedade e da cidade para o constante crescimento da expectativa de vida. Acredito que tão importante quanto ser mais longevo, é ter a possibilidade concreta de viver esses anos a mais com qualidade no dia-a-dia. A adaptação a essa nova realidade será um longo processo, por isso creio que datas marcantes são essenciais para a consolidação desta nova realidade populacional.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Mulheres no mundo dos negócios

Recebo, nesta terça-feira, no meu programa Rio no Coração, a presidente da BPW-RJ (Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais do Rio de Janeiro), Patrícia Cáceres. No bate-papo, debatemos a questão da mulher empreendedora e também a participação da mulher no mercado de trabalho. Abordamos ainda a diferente relação que homens e mulheres têm com a exigência de pragmatismo no mundo dos negócios. Um tema dos mais interessantes.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

A falta de expectativa gerada pela simples transferência de renda

Uma pesquisa divulgada pela imprensa hoje aponta que um em cada cinco pessoas da América Latina e do Caribe, o que equivale a 22 milhões de pessoas, não estuda e não trabalha. São pessoas com idades que variam entre 15 e 24 anos. O relatório é da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O número é estarrecedor, e mostra a falta de expectativa desses cidadãos, o que evidência a ausência de incentivos à formação de mão de obra qualificada. Tal fato pode ser sintoma importante, para uma percepção de longo prazo, do que as políticas assistencialistas, de simples transferência de renda, podem gerar. Uma população sem expectativa, anestesiada.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Rio no Coração recebe Eduardo Paes

Nesta terça-feira, 04/09, vou receber em meu programa Rio no Coração, exibido às 12h30, na TVJB, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Na entrevista, Eduardo contará de forma descontraída a sua trajetória política e também todo o trabalho que desenvolve frente à secretaria. Além disso, confirmará a disposição do Rio de ser sede das Olimpíadas de 2016 e de ser a sede principal do Brasil na Copa de 2014. Não perca, o programa está imperdível.