terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Falta de informação é fruto da má educação

Notícia do jornal Estado de São Paulo mostra como a baixa escolaridade dos brasileiros se reflete diretamente na formação de uma opinião pública crítica e atuante. A leitura diária de jornais, um dos princípios básicos para a aquisição de informações essenciais para o real entendimento do quebra cabeça social, no Brasil é um exercício de poucos. De acordo com o relatório preparado pela Associação Mundial de Jornais, apenas 45,3 em cada mil brasileiros compravam jornais diariamente, em 2005. Os japoneses eram os campeões de leitura, com 633,7 leitores de jornais em cada mil habitantes. Em segundo lugar, vêm os noruegueses, com 626,3 compradores por mil habitantes; e, em terceiro, os finlandeses, com 518,4 por mil. Ingleses (348) e alemães (305) estão mais bem posicionados que os americanos (249,9). O Brasil fica ainda devendo para os vizinhos mexicanos (148,4) e argentinos (94,2).

3 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV Digital, I hope you enjoy. The address is http://tv-digital-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Agora você tocou no ponto chave para o crescimento do Brasil. A nossa falta de interesse nos acontecimentos e na propria política. Quando digo nossa, me refiro a sociedade num todo, pois todos somos responsavéis pelos nossos governantes. O que o povo brasileiro desconhece é que ele elege e ele pode exigir mais empenho. Temos de dar incentivo a nossas crianças, para que elas adquiram o gosto pela leitura, e leve para seus lares o interesse. De nada adianta cotas para negros, amarelos, azuis, indios e etc, não é assim que vamos melhorar e incentivar o ensino universitário. Acho errado tirar de alguém que estudou a chance de cursar uma universidade Federal ou Estadual, simplesmente pelo fato de sua pele ser mais clara. Vamos rever certos conceitos, vamos olhar por nossas crianças, vamos cuidar do futuro de nosso país.

Anônimo disse...

Oi Cris, tudo bem? Sou eu, seu pré-candidato que com certeza, se tornará seu parceiro na Câmara Municipal. Se não se recorda, fiz o comentário sobre os diversos "Vaticanos" que estão se formando na nossa Região Amazônica, nas nossas áreas de preservação, quando do nosso último encontro(lembra?).
Apoio claramente o que você postou e concordo em gênero, número e grau. Mas acho que ainda podemos ir um pouco mais além. Assim como o Carlos, que no seu comentário, fez alusão a diversos fatores impeditivos, acredito que na verdade, o que vem acontecendo já há algum tempo, é uma falta de identificação maior do que qualquer outra existente: Já há alguns anos, não sabemos mais o que é, e como é sermos Brasileiros. Brasileiros na nossa mais pura essência. Pode parecer bobagem para alguns e até mesmo pura utopia para outros mas, desde quando já não nos perfilamos mais em frente ao Pavilhão Nacional, nas escolas em que estudamos?
Desde quando deixamos de aprender os Hinos à Bandeira, da Independência e o Hino da Proclamação da República?
A grande perda hoje, é da identidade de um povo. O que é e como ser verdadeiramente brasileiro; os deveres cívicos e patrióticos; o conhecimento social e político, exercitando sempre a participação de todos nós, cidadãos em todas as áreas de atuação, na vida sócio-econômica, político-cultural, que estivessem (e estariam)ao nosso alcance, inclusive nos jornais, tablóides,revistas e afins, como também no rádio e TV. Enfim, tudo o que deveria reger sempre todos os princípios fundamentais de uma educação. Desde muito tempo atrás, começamos a perder, gradativamente, a nossa educação. Primeiro como povo e Nação. Depois e consequentemente, como cidadãos. Onde foram parar as nossas "essenciais" aulas de OSPB e Moral e Cívica ?
Confesso a você Cris, que também já esqueci a maioria dos hinos (com exceção, é claro, do Hino Nacional)mas NUNCA esqueci e JAMAIS esquecerei,tudo o que aprendi nas minhas saudosas aulas dessas Disciplinas. Aprendi a ser Brasileiro

Um beijo carinhoso e vamos juntos à Câmara Municipal.